Para planejar o Marketing de Conteúdo, você precisa primeiro conhecer a fundo seu público alvo, criando, assim, sua persona.
A partir dela, você estabelece objetivos, cria uma estratégia, pensa em conteúdos ricos para esta persona, um calendário editorial e canais pelos quais ela receberá o conteúdo e, enfim, estabelece maneiras de avaliar os resultados de suas ações.
A persona é um perfil fictício que representa seu cliente ideal, criado a partir da percepção de vários clientes (ou ex-clientes) sobre a sua marca. De várias informações relevantes, é preciso entender o comportamento da persona em sua jornada de compra e o que fez com que ela comprasse de você pela primeira vez, tornando-se seu cliente.
Definida a persona e compreendida sua jornada de compra, é preciso pensar nos objetivos que você pretende atingir com o Marketing de Conteúdo. Eles podem ser: a) tornar-se autoridade no assunto; b) branding; c) relacionar-se melhor com seu público; d) aumentar as vendas, entre outros.
Agora que você já definiu seus objetivos, é preciso elaborar uma estratégia para produzir conteúdo útil e relevante para sua persona e que atenda aos objetivos almejados. Nesta fase, é preciso levar em conta que tipo de conteúdo que seu público consome (e-books, vídeos, etc), quais os canais que utiliza para consumi-los (redes sociais, e-mails, etc), com que frequência se mantém informada, entre outras questões.
Chegou à conclusão de que um canal no Youtube ou um blog podem ser utilizados em sua estratégia? Agora é hora de montar um calendário editorial, ou seja, qual a frequência da produção deste conteúdo e em quais canais ele será distribuído. Esta produção, revisão, publicação ficará sob responsabilidade de quem? É preciso definir tudo isso.
Monitorar resultados é essencial para não investir tempo e dinheiro à toa.
A internet facilita este monitoramento. Se você integra seu blog ao Google Analytics, por exemplo, terá uma gama de dados e métricas importantes que serão relevantes para avaliar suas ações, o que chamamos de KPIs. Avaliar quais ações dão resultados e quais não dão, levando em conta seus objetivos, é o que faz a diferença na hora de medir o sucesso de sua estratégia.
Antes de investir em Marketing de Conteúdo é preciso fazer a seguinte pergunta: tenho equipe e conhecimento suficiente para implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para minha empresa em meu departamento de comunicação e marketing? Se sim, ótimo, é hora de começar a planejar. Se não, há agências especializadas, como a Acesso Livre comunicação, prontas para te auxiliar nesta tarefa.
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