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O que é Marketing de Conteúdo e como pode impulsionar seu negócio

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Fernando Moraes Acesso Livre

Fernando Moraes

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que visa disponibilizar conteúdo útil, relevante e de qualidade para o público de interesse, no momento em que ele mais precisa.

Embora seja uma prática recente na internet e seja associado a blogs e e-mail marketing, o Marketing de Conteúdo tem uma vasta história offline. Se é que é possível datar uma origem, existe desde que a empresa do ramo do agronegócio, John Deere, resolveu criar uma revista para educar seu público alvo e, entre uma matéria útil e relevante e outra, incluía informações sobre seus produtos, implementos agrícolas. Ao educar seus consumidores, com o tempo a marca se tornava a grande autoridade no assunto para eles.

A partir de iniciativas como a da John Deere, surgiram outras, como a da Michelin, que, para se tornar a mais relevante entre as marcas de pneus, criou um guia em que dava dicas sobre viagens e restaurantes, tornando-se consulta obrigatória para quem usava seu carro para conhecer os pontos turísticos e estabelecimentos mais legais do país.

Na internet, o Marketing de Conteúdo foi popularizado nas últimas décadas no mundo todo. Na década de 90, Bill Gates disse a clássica frase: “o conteúdo é o Rei”. Para ele e outros gigantes do setor, o conteúdo é a razão pela qual existe os mecanismos de busca.

No Brasil, megaempresas como a Tigre ou regionais como a Clínica Healize, uma das clientes da Acesso Livre, desenvolvem marketing de conteúdo.

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O que é conteúdo, afinal?

– Quando você é uma indústria de tubos e conexões e mantém um canal no Youtube para educar as pessoas a fazerem reparos em casa com facilidade, isso é conteúdo;

– Quando você é uma universidade e se propõe, por meio de e-books ou webinars, orientar o jovem que está saindo do segundo grau a escolher a carreira ideal, isso é conteúdo;

– Quando você é uma marca de farinha de trigo e usa seu rótulo para levar receitas deliciosas que eram até colecionadas por décadas pelas nossas mães e avós, isso é conteúdo;

O que não é conteúdo?

– E-mails invasivos que as pessoas não autorizaram receber, os spams;

– Vídeos falando só sobre você, sobre como sua marca é boa;

– Texto ou vídeo feito apenas para “cumprir tabela”, sem utilidade ou relevância;

– Qualquer outra peça de propaganda só para vender, vender, vender.

Além de contribuir para que seu negócio se torne autoridade em seu ramo de atividade, o Marketing de Conteúdo pode ter vários outros objetivos, tais quais:

Reputação

Ex: Quero mostrar ao meu público que sou uma marca confiável, que sou ecologicamente correta, ou que preso por determinados valores, etc;

Vendas

Ex: Quero aumentar minhas vendas em 10% nos próximos 12 meses;

Relacionamento com o público de interesse

Ex: Tenho um público que me segue e quero mantê-lo cada vez mais engajado com o que tenho a dizer;

Branding

Ex: Quero que minha marca seja lembrada por aqueles que me seguem e criar, entre os seguidores, “advogados” que defenderão minha marca.

A estratégia do Marketing de Conteúdo pode ser viabilizada por diversas maneiras, seja com um blog, com Social Media, associada ao Inbound Marketing e ao Marketing de Busca.

O que importa é levar conteúdo útil e relevante para o seu público utilizando os canais que ele costuma visitar.

O Marketing de Conteúdo é, antes de tudo, um convite para que as pessoas sejam atraídas ao que você tem para dizer, confiem naquilo que publica e estejam ao seu lado “advogando em sua causa”. Quando ele precisar de um serviço que você oferece, ainda que haja outras marcas disponíveis, ele não terá dúvidas de quem irá comprar.

Veja também: Como planejar Marketing de Conteúdo

O que é Inbound Marketing e porque investir nesta estratégia

 

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