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O que é Inbound Marketing e porque investir na estratégia

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Fernando Moraes Acesso Livre

Fernando Moraes

O Inbound Marketing é uma estratégia de comunicação voltada para negócios, cujo objetivo é atrair contatos e qualificá-los para que se transformem em oportunidades de vendas.

Ele é comumente implementado junto a outras estratégias, como Marketing de Conteúdo, Marketing de Busca e Marketing de Mídias Sociais.

Aqui deixo um exemplo do ciclo do Inbound Marketing em uma empresa fictícia :

  1. Meu objetivo é vender um curso online de fotografia. Para atrair clientes para este curso, programo uma palestra online (webinar) gratuita com a meta de despertar nele o interesse aprofundado pelo conteúdo, desta vez pago, o curso;
  2. Para promover o webinar, utilizo uma arte publicitária no facebook (com texto persuasivo) e a impulsiono no Facebook Adsence;
  3. Ao clicar, o interessado é levado para uma Landing Page, onde ele deixa seu cadastro contendo dados relevantes para minha estratégia (e-mail, empresa em que trabalha, etc);
  4. Em troca, ofereço conteúdo útil que poderá nutri-lo durante um período de tempo por e-mail, bem como o atraio para outros conteúdos ricos em meu blog ou outros canais. Enquanto percorre este caminho, é feita a análise de seu comportamento, o que irá definir sua qualificação;
  5. A partir do momento que este contato atinge uma pontuação em que muda seu status de contato para oportunidade, ele está qualificado para que minha equipe de venda entre em contato para enfim, oferecer meu serviço de vídeo online para este cliente em potencial.
  6. A última e muito importante etapa do Inbound Marketing é o monitoramento dos resultados. É a partir dele que você conseguirá avaliar quais ações dão os resultados mais positivos e quais não dão e, se preciso, redirecionar sua estratégia.

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Jornada de compra

Para implementar a estratégia, é preciso levar em conta o comportamento da persona e oferecer conteúdo para ela respeitando seu momento dentro da jornada de compra, que contempla os estágios de atração, conversão, relacionamento e venda. E aqui vai mais uma situação hipotética para ilustrar:

Minha empresa presta serviços para mulheres gestantes do início da gravidez até o pós-parto. Após fazer o estudo da minha persona, ou seja, meu cliente ideal, concluí que:

  1. O primeiro contato da minha persona com a minha marca veio no início da gravidez por meio de um compartilhamento que alguém fez no facebook de um artigo útil e relevante publicado em nosso blog;
  2. Ao ser atraída ao nosso blog e se interessar pelo conteúdo ali publicado, ela se converteu em nosso contato ao deixar seus contatos em uma Landing Page, em troca de um e-book sobre “verdades e mitos sobre o parto humanizado”, que disponibilizamos gratuitamente.
  3. Nas semanas seguintes, ela foi nutrida por uma série de e-mails que continham a palavra de especialistas, experiências de pacientes, dicas interessantes sobre alimentação, entre outras informações relevantes. A entrega deste conteúdo foi automatizada.
  4. Depois de entender o processo, saber que os profissionais são especialistas, que os riscos são mínimos e que os benefícios para crianças e mães são muitos, chegou à conclusão de que o acompanhamento profissional oferecido pela minha empresa era o ideal para o que buscava.
  5. Ao perceber que minha persona tinha toda a qualificação necessária para se tornar cliente, entramos em contato por telefone e a venda de nossos serviços foi feita.

Se este é o comportamento da persona na jornada de compras, minha estratégia deve considerar o conteúdo certo em cada etapa deste processo, o que otimizará minhas ações.

Maior custo/benefício

O Inbound Marketing está em franco crescimento no Brasil e isso tem um motivo. Ao contrário da publicidade tradicional, em que você é obrigado a pagar por um espaço (jornais, revistas) ou tempo (TVs e rádio), no Inbound você pode criar seu próprio canal e reduzir intermediários, tornando mais baratas suas ações de Marketing.

Estatísticas mostram que o Inbound Marketing tem custo 62% inferior em comparação com as estratégias tradicionais. É utilizado hoje por um público que vai de profissionais liberais e pequenas clínicas até grandes companhias.

A Acesso Livre Comunicação oferece o serviço de Inbound Marketing e, para isso, utiliza a ferramenta RD Station, uma plataforma de gestão de conteúdo e contatos e monitoramento de desempenho da Resultados Digitais.

A experiência do uso da plataforma com nossos clientes nos permite afirmar que, por meio do Inbound Marketing, é possível criar e gerenciar uma base de contatos ativa, estabelecer um diálogo com este público até o momento adequado de apresentar nossas ofertas, alem de permitir o monitoramento em tempo real do início ao fim do processo.

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Razões para investir em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

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