Marketing de Conteúdo em Sorocaba: crescimento e consolidação

2016 foi um ano ruim para os negócios, muitas empresas demitindo, organizações fazendo o possível para obter melhores resultados com orçamentos enxutos na Região Metropolitana de Sorocaba, como em todo o Brasil. E isso reflete diretamente no setor de Comunicação e Marketing, um dos primeiros a sofrer com cortes no orçamento no planejamento para o próximo ano. O problema é que, mesmo com este cenário, muitas organizações ainda estão presas aos padrões tradicionais, esquecendo-se que a forma com que os clientes interagem com as empresas mudou. Como alternativa eficaz, o crescimento do Marketing de Conteúdo na região pode ser o caminho para 2017.

O que é Marketing de conteúdo

Antes é preciso saber o que é Marketing de Conteúdo e porque ele é eficiente. O Content Marketing Institute define Marketing de Conteúdo como “uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos de valor, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida, e, ultimamente, para levar os clientes à ações lucrativas”.

Apesar de poder também estar relacionada a ações offline, focamos aqui no Marketing de Conteúdo online. Aqui se cria conteúdo que pode ser em forma de texto, imagens, vídeo, gráficos, slides que estarão sempre ancorados no seu canal principal e próprio, como um site/blog. Em seguida, este conteúdo é distribuído de forma orgânica em canais estratégicos, que podem ser as redes sociais. Outra ação tática, que permeia o Inbound Marketing, é promover este conteúdo com publicidade paga.

Ao contrário do marketing tradicional, a “mídia” não é mais o canal principal para falar com seu público. Você fala com ele em seu próprio canal, sem intermediários. Hoje é assim o comportamento de quem quer resolver um problema: “dão um Google”, encontram seu conteúdo, aprendem mais sobre seu produto ou serviço, tiram suas dúvidas e eliminam qualquer resistência e então compram, em um processo muito mais consciente. Elas assinam newsletters, seguem blog (ou microblogs), canais no youtube de algo que interessa muito e é relevante. É sobre isso que estamos falando aqui.

Porque o Marketing de Conteúdo é eficiente?

Porque em vez de utilizar estratégias convencionais que funcionam cada vez menos, você cria sua audiência, informa e educa seu público, que pode se tornar seu cliente. Por outro lado, como as ferramentas disponibilizam dados para analisar o alcance e o caminho percorrido pelo cliente até chegar ao conteúdo da sua empresa, o Retorno de Investimento (ROI) pode ser calculado de maneira exata e orientará suas ações. Ou seja, importantíssimo para uma era em que não dá para jogar dinheiro fora.

Bill Gates, nada bobo, já falava que “O conteúdo é o rei” desde a década de 90. A Coca Cola, há cerca de dois anos, decidiu romper com o marketing tradicional e investir pesadamente em Marketing de Conteúdo e ações de relacionamento.

Cliente da Acesso Livre, a Uniso – Universidade de Sorocaba – lançou em 2016 o MBA em Marketing de Conteúdo, decretando a entrada definitiva da Região Metropolitana de Sorocaba na era pós-digital, seguindo o que diretores de marketing de grandes organizações brasileiras já sabiam. Em 2015, uma pesquisa feita pela Resultados Digitais com 2000 analistas de Marketing trazia a informação de que 31% das empresas destinavam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo. E que 70% delas previam aumento de conteúdo. Ou seja, o avanço é notório.

Caminho e consolidação

Acreditamos que Marketing de Conteúdo será sim o caminho em 2017 na Região Metropolitana de Sorocaba. O detalhe é que este conteúdo, até pela quantidade de material rico disponível na internet, só será eficaz dentro da estratégia de Marketing se tiver qualidade e for pautado em objetivos claros, com estratégia elaborada de acordo com as necessidades das personas.

Dessa forma, em vez de falar muito sobre qualquer coisa, veremos empresas dizerem o necessário com conteúdo rico, útil, relevante, que resolva problemas do público-alvo e que, a partir daí, desperte o interesse a ponto de transformar um contato em um cliente.

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