Crie seu site grátis? Nem econômico, nem funcional

“Crie seu site grátis”. “Faça você mesmo seu site profissional”. Qualquer empreendedor já deve ter visto essas frases por aí, parece um ótimo negócio, certo?! Errado. É melhor planejar e investir do que pagar o dobro para refazer depois.
Vou tentar explicar porque essa pode não ser uma tão boa ideia quanto parece. E juro, não estou fazendo isso (somente) pra vender meu peixe.

A primeira pergunta a ser feita é se sua empresa realmente precisa de um site. Todo mundo precisa estar na internet hoje em dia. Até mesmo o cachorrinho da sua vizinha tá na internet, pode procurar. Mas “estar na internet” não é sinônimo de ter um site, há diversas ferramentas para isso acontecer: Google, Facebook e outras mídias sociais, guias de serviços online, etc. Faça um levantamento do que você precisa falar pro seu cliente e avalie se cabe em algum outro serviço online, como esses citados acima.

Se depois dessa primeira avaliação você entende que precisa de um site, ou que mesmo que caiba em outros serviços, quer organizar suas informações num lugar só, ótimo. Contrate um profissional, o importante é não fazer sozinho se você não sabe como.

Um site mal desenhado pode apresentar alguns problemas:
– Sem um mapa estruturado pode confundir o usuário e fazer com que ele desista de buscar informações;
– Imagens pesadas faz com que demore pra carregar, além do usuário possivelmente desistir de acessar, no caso do acesso por celular, que hoje superou o acesso pela internet, ainda se frusta por gastar seu plano de dados;
– Sem um trabalho de SEO seu site pode sumir nos sistemas de busca (Google), o que diminui a quantidade de acessos e praticamente te torna invisível na internet;
– Botões que não funcionam ou que tem links errados podem passar uma impressão de desleixo, causando uma desconfiança no usuário.

Acima são alguns dos exemplos que um profissional tomará cuidado, sem esses detalhes em ordem seu site não somente não servirá pra nada como pode criar uma imagem negativa pra sua empresa. E esse que é o perigo. Criar um descredito com seu cliente.

Fuja das ferramentas gratuitas. Procure um profissional e um bom plano de hospedagem, sempre buscando referencias na internet (no Reclame Aqui principalmente). Pesquise bastante, entenda o processo, veja dicas e tenha algo simples. Menos é mais.

Texto de Naiany Christini, diretora do Estúdio Limoeiro, parceira da Acesso Livre Comunicação.

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