O consumidor de hoje tem características peculiares. A internet revolucionou o comportamento humano e, obviamente, essas transformações se refletiram na forma como as pessoas compram e motivaram as empresas a buscarem novas estratégias de pensar a comunicação com seus diferentes públicos. Abaixo, damos um panorama sobre estas mudanças sob a ótica do consumidor, para que ajude a você a pensar em estratégias para se comunicar com seu público de maneira mais eficiente.
Consumidor de hoje
– Perdeu o medo da internet
– Interage com a marca
– Busca no Google
– Pesquisa
– Leva em conta opiniões
– É mais exigente e impaciente
Consumidor de hoje
Compra pela internet
O consumidor de hoje perdeu definitivamente o medo da internet. Na verdade ele é nativo online, já nasceu neste habitat. Ele compra mais na rede (38,2%) do que em lojas físicas (30,9%), como mostra esta pesquisa.
Como era: morria de medo de fornecer seus dados, com receio de ser enganado em algum golpe ou do produto não chegar.
Interage com a marca
As pessoas não telefonam para a empresa, dificilmente acessam o SAC, mas sempre dialogam por meio de redes sociais. O Facebook, por exemplo, virou um canal direto de relacionamento com os clientes.
Como era: dificilmente reclamavam ou elogiavam. As marcas das quais gostavam eram muito distantes de sua vida. Quando se tratava de uma loja ou um supermercado menor, aí sim reclamavam para quem revendeu o produto, mas quase nunca tinham contato com fabricante.
Busca no Google
Mais de 90% das pessoas pesquisam online antes de comprar o que precisam. Não acredita? Veja esta notícia.
Como era: quem é Google?
Pesquisa
Antes de comprar, o consumidor passa por estágios de descoberta, quebra de resistência, eventualmente mantém relacionamento com a marca para depois considerarem a compra, de fato. Isso deu margem ao surgimento do Inbound Marketing e ao Marketing de Conteúdo.
Como era: bastava a força da propaganda ostensiva nos meios de comunicação de massa para que o público assimilasse a mensagem e considerasse a compra.
Leva em conta opiniões
Não foram somente os sites como o Reclame Aqui que passaram a influenciar a opinião das pessoas sobre as empresas. Os comentários nas redes sociais, em guias coletivos e outras ferramentas, também são levados em conta pelos consumidores. Hoje o consumidor leva muito em consideração os comentários da sua rede de amigosPor isso as empresas tentam preservar cada vez mais sua reputação online.
Como era: a marca conquistava e mantinha a autoridade com maior facilidade, o que impedia que reclamações de amigos ou colegas o impedisse de fazer a compra.
É mais impaciente e exigente
Independentemente de comprar uma casa ou seis pãezinhos na padaria da esquina, as pessoas esperam um bom atendimento acompanhado de um produto/serviço de qualidade. O texto do Portal Administradores ilustra bem isso.
Como era: com pouco conhecimento sobre a marca e produtos, considerava normal que eles não atendessem tudo o que prometiam.
Há muito mais diferenças no comportamento do consumidor, se observarmos antes e depois da internet, da pluralização da informação do surgimento dos smartphones, que não necessariamente estão neste texto.
Quer entender mais sobre estas mudanças e saber como se beneficiar delas? Deixe seu comentário e entramos em contato.
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