Fernando Moraes
Ano novo e você fecha os olhos e, quando abre, janeiro já está indo embora. Espero que aquele planejamento do Marketing de Conteúdo – e isso vale para planejamento de outras naturezas – que idealizou para este ano também não tenha virado fumaça. Afinal, muitos abandonam o plano nos primeiros obstáculos, deixando cair no esquecimento, o que se torna frustrante e dá aquela sensação de que planejar não resolve nada.
Foco no plano
Para muitos, planejamento estratégico não passa de uma palavra bonita do universo corporativo que significa o trabalho feito por equipes durante horas e que irá se transformar em um documento a ser arquivado.
Isso porque a nossa cultura é imediatista. A gente reclama que isso é o que leva um time de futebol ao fracasso quando as equipes trocam de técnico, matam o planejamento, mas nos negócios fazemos igualzinho. É preciso mudar isso.
Um plano pode dar errado? Claro que pode! Porém, um plano pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na missão de se atingir um objetivo. Quem planeja, de maneira geral, tem mais êxito em comparação a quem faz tudo ao acaso. E isso é muito válido no que se refere ao planejamento do Marketing de Conteúdo também.
Respeite o calendário editorial que elaborou
Se você definiu alimentar seu blog duas vezes por semana, organize-se para isso! Se você decidiu que deve publicar em suas redes sociais três vezes por semana, faça. Se você prometeu enviar e-mail marketing uma vez por semana, cumpra. Quem gosta do que você tem a dizer, com o passar do tempo, será educado a esperar o conteúdo que produz em um determinado dia e horário e essa é uma das razões para manter a frequência e a regularidade.
Planejou uma ação? Vá até o fim!
Se você elaborou uma ação ou campanha, seja com o objetivo de atrair novos contatos, construir a percepção da marca, melhorar ranqueamento nos mecanismos de busca ou outro, não deixe que ela morra no primeiro obstáculo. Este, aliás, é um grave problema que faz com que muitos não acreditem no poder do conteúdo: dizem que não dá resultado, mas nem conseguem concluir uma ação. É óbvio que, assim, fica impossível.
Crie uma cultura de organização
Um dos maiores problemas que interferem no sucesso do planejamento do Marketing de Conteúdo é a falta de organização. Hoje há plataformas como o Trelo, Asana e outras ferramentas que permitem que você crie uma agenda, estabeleça processos e se organize de forma que seu plano não saia de vista. Outras como a Contentools oferecem modelo de calendário editorial que podem ser baixados gratuitamente pelo site e facilitam muito na hora de visualizar suas ações. Use-as!
Às vezes demora mais para que o seu público se engaje, às vezes a falta de tempo faz com que fique difícil dar conta de tantas tarefas. Mas, lembre-se: manter a regularidade, a frequência, enfim, o foco no planejamento do Marketing de Conteúdo é vital para que suas ações se traduzam nos resultados esperados.