Vírus a exclusão: comprar seguidores é cilada

Fernando Moraes Acesso Livre

Fernando Moraes

Sempre que uma nova ferramenta estoura na internet e começa a ser utilizada pelas empresas, invariavelmente tem alguém que oferece a “grande oportunidade” para você comprar seguidores.

Em nosso Instagram, há vários perfis que nos seguem com um único propósito: fazer a gente comprar seguidores. Assim, malandramente. Neste artigo mostraremos porque isso pode ser uma grande cilada.

É claro que é estimulante ver o número de seguidores de nosso perfil profissional crescer a cada dia, mas primeiro você deve entender que atrair mais pessoas para sua base desta maneira não significa gerar contatos qualificados que se relacionem com sua marca e influenciem outras pessoas.

Em outras palavras, o alto número de seguidores pode ser somente para inglês ver.

Afinal, como funciona esse negócio de comprar de seguidores?

Quem são os seguidores que compramos? Eles são reais? De onde eles vêm? O que comem? Como não temos um Globo Repórter falando sobre isso, abaixo um vídeo do Canal do Tio Lucas contando sua experiência com seguidores fantasmas e mostrando quem são.

 Ainda que não sejam pessoas fictícias, você corre diversos riscos, como veremos nas dicas na parte final do post.

Você já comprou seguidores? Se sim, conseguiu os resultados que procurava?

Não né hahaha!

Entre se preocupar em seguir ou ser seguido, que tal compartilhar a caminhada?

Óbvio que é legal ter fãs, mais fãs – opa, olha outro seguidor ali! Mas você já parou para pensar qual a relevância de ter milhares de seguidores sem necessariamente conseguir engajá-los?

Maior número de seguidores não significa, necessariamente, mais engajamento. Até o impulsionamento pago nas mídias sociais não tem tanta relevância quanto o alcance orgânico e o relacionamento que ele gera.

Reflita! Mais importante que ter milhões de seguidores, é ter um relacionamento em que você fala e é ouvido, em que as pessoas realmente se interessam e consideram útil o que você publica e que compartilha a experiência com outras pessoas.

Comprar seguidores pode ser uma grande furada. Entenda os motivos:

Risco de vírus

Um dos grandes problemas no mercado de seguidores é compactuar com cibercriminosos, uma vez que, em vários casos, as curtidas são conseguidas por meio de vírus ou spywares que roubam dados de outras pessoas. Em um país que a gente critica tanto a corrupção lá de cima, não é legal fazer isso, convenhamos.

Suspensão de conta

Mídias como o Instagram, Facebook e Twitter costumam punir usuários que recorrem a meios obscuros para conquistar novos fãs ou seguidores. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Twitter diz que “a compra e venda de nomes de usuários é explicitamente contra as nossas regras. As contas poderão ser suspensas por violação dos termos de serviço se forem descobertas fazendo isso”.

Seguidores irrelevantes

Se comprar seguidores no instagram, correrá o risco de investir em perfis que estão no instagram mas não interagem com ninguém. Você terá a falsa sensação de que sua mensagem chegará a milhares de pessoas, mas você estará falando sozinho.

Pode prejudicar sua imagem

Imagina a sensação do seu cliente em potencial começar a segui-lo por ter muita gente curtindo seu perfil e com o passar do tempo ele perceber que ninguém interage. “Opa, alguma coisa errado tem”, ele pode pensar. Assim que ele perceber que sua empresa comprou seguidores, poderá se sentir enganado e não confiar mais na sua marca.

Métricas furadas

O número de seguidores é apenas uma entre as várias métricas que você precisa acompanhar. A quantidade, por si só, não é o único dado a ser avaliado para medir o sucesso de suas ações. Quando este número é fictício, estes números se tornam pior que nulos, pois além de não gerarem valor para o seu negócio, ainda podem transmitir a falsa sensação de que os resultados são bons.

O que fazer?

Há várias formas de construir uma boa base de fãs ou seguidores reais e engajados nas redes sociais. Em nosso blog, pode conferir artigos e e-books a respeito. Continue com a gente, faça o cadastro para receber informações, pois sempre disponibilizamos conteúdo com estas dicas entre outras sobre comunicação, marketing digital e empreendedorismo.

Baixe o e-book

Como usar as redes sociais para impulsionar seu negócio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *