A comunicação e sua importância nas micro e pequenas empresas

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Entender a importância da comunicação dentro da estratégia de Marketing de uma empresa é fundamental para seu sucesso.

Toda organização, seja ela micro ou pequena empresa, desenvolve estratégias para conseguir alcançar seu público. Sem as pessoas saberem que você existe, é impossível vender, não é mesmo?

O problema é que muitas organizações procuram falar com o seu público alvo, seu mercado, seus clientes em potencial, apenas com ações de propaganda que já não convencem muito –  o que a especialista em Facebook Marketing Camila Porto define como “panfleteiros”.

O mundo mudou e, com as redes sociais, as pessoas têm cada vez menos tempo para prestar atenção em propagandas sem sentido, sem atrativos, sem definição de adequada de público e quando elas não estão precisando.

E como conquistar clientes então, se espalhar seus panfletos (virtuais ou físicos) funcionam cada vez menos?

A resposta não é tão simples, mas o que podemos dizer com certeza é que as empresas que mais se destacam são aquelas que conseguem prender a atenção de seus clientes, engajá-los, fazer com que eles admirem sua marca e até advoguem em favor dela.

É aí que entra o poder da comunicação.

Não dá para falar em engajamento do público se não falarmos de uma comunicação persuasiva, que leva a informação que o seu público precisa saber na hora em que ele mais deseja saber.

Comunicação que ensina

Uma estratégia que gosto muito foi utilizada pela empresa Tigre. Ela criou uma sessão em seu canal no Youtube para ajudar a pessoa comum a fazer pequenos reparos em casa: como consertar o vazamento da pia, como organizar fios e até como acabar com a dengue e zica vírus em sua residência. Com tutorais simples e rápidos, ela diz que qualquer pessoa é capaz de fazer pequenos reparos sem precisar gastar muito ou contratar superespecialistas.

Qual a relevância disso? A partir do momento em que ela se posiciona para estas pessoas como uma empresa que pode ajudá-las, ela cria uma conexão com elas, torna-se autoridade no assunto, vira fonte de informação para outras necessidades, cria sua própria audiência (e reduz a necessidade de contratação de espaço em revistas, tempo na TV, gastando menos).

Ok, a Tigre é gigante. Mas esse é apenas um exemplo de como a comunicação pode ser utilizada dentro da estratégia de Marketing de pequenas e micro empresas. Muitas outras possibilidades de comunicação utilizando blogs, Facebook, Instagram, e-mail, que podem funcionar para você levar o conteúdo útil para seu público e criar sua própria audiência.

O recado que fica é que a comunicação tem o poder de fazer com que seu público goste cada vez mais de sua marca, a ponto de você não precisar implorar para que elas comprem seu serviço ou produto. Com uma comunicação bem feita dentro de uma estratégia matadora, eles se vendem sozinhos!

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Fernando Moraes

Diretor da Acesso Livre Comunicação

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