Como fazer marketing digital?
Em encontros, palestras, eventos, cursos dos quais participamos, frequentemente temos respondido a esta mesma pergunta. A resposta, fatalmente, vem precedida por uma palavra: depende.
Depende da cultura da empresa, de seu porte, do ambiente em que está inserida, da concorrência, mas, principalmente, do comportamento de seu público alvo.
Normalmente, quem nos faz uma pergunta já vem com uma ideia pronta na cabeça: preciso investir no Google Adwords, ter um canal no Youtube, fazer automação de marketing; ou, às vezes a ideia vai além do ambiente virtual: preciso fazer um outdoor, preciso estar na mídia, preciso fazer conteúdo.
Esses insights comumente surgem em dois momentos, quando a maré está boa e quando a maré está ruim. Quando as vendas dão sinais de fraqueza e seus clientes percebem que precisam se mover, bate o desespero de correr atrás do prejuízo. Quando as vendas vão bem e sobra aquela gordura, o empresário quer investir, mas sem saber ao certo onde, como e por que.
Você pode até precisar de um ou de outros itens acima, mas primeiro você precisa entender onde está e onde quer chegar.
Planejar
O primeiro passo que qualquer profissional liberal ou organização deve dar, seja na gestão administrativa do negócio ou na gestão de marketing e comunicação, é planejar. É preciso ter dados precisos do estado atual do negócio, do mercado, da concorrência, do produto, de seu potencial, para começar a estabelecer objetivos tangíveis factíveis ao longo de um prazo com metas claras, tempo pré-estabelecido, sejam seis meses ou três anos.
Definir objetivos
É necessário entender quais as necessidades da empresa e materializar isso. Estas necessidades podem ser: aumentar as vendas, captar novos clientes em potencial, manter um bom relacionamento com o público já conquistado, tornar-se autoridade na área da atuação, branding.
Perceba que, para cada objetivo proposto, há diferentes possibilidades de atuação no meio digital, que podem ir desde o Marketing de Conteúdo a ações com e-commerce.
Determinar metas
Definidos os objetivos, é preciso pensar em metas: se é aumentar as vendas, aumentar em quanto? 20%? Em quanto tempo? 12 meses? São estas informações que irão nortear o planejamento a ser adotado.
Viabilizar recursos
Não existem milagres, existem números. A capacidade de investimento é o que vai determinar que tipo de estratégia deve ser adotada e quão longe é possível chegar com ela.
Desenhar a estratégia
Marketing de conteúdo, Inbound Marketing, Social Media, e-commerce. Estas e outras possibilidades fazem parte do Marketing Digital. Definir qual ou quais utilizar a partir do entendimento profundo do comportamento do público alvo é essencial para o sucesso do planejamento.
Determinar cronograma
A partir de então, é possível criar um cronograma de trabalho, com etapas detalhadas para as ações propostas. A partir de então, tudo fica mais claro sobre as possibilidades de marketing digital.
Executar
Planejamento bem feito é o que é executado. Agora que tem tudo definido, é preciso por a mão na massa e fazer o plano acontecer. O importante é, depois de planejado, não desviar do caminho trilhado, para poder mensurar depois.
Se você tem uma equipe própria de Marketing e Comunicação, já está com a faca e o queijo na mão para desenvolver um plano bem estruturado. Se não, existem agências, como a Acesso Livre, que pode auxiliar do início ao fim do processo.
Fernando Moraes é Jornalista, Relações Públicas, diretor da Acesso Livre Comunicação e professor de Marketing de Conteúdo no curso de MBA da Uniso.