Na vida pessoal ou na profissional, a boa reputação é um patrimônio valiosíssimo. Levamos uma vida para construí-la e, às vezes, por um descuido, por um comportamento condenável (ou no mínimo questionável) e hoje até por um post nas redes sociais, podemos destruí-la em instantes.
Funciona da mesma maneira com a reputação de uma organização ou empresa. Seja por um produto sem qualidade, pela postura em relação aos funcionários ou por uma resposta atravessada nas redes sociais para um cliente, a reputação da instituição pode ir por água abaixo de uma hora para outra. Com sites como o Reclame Aqui, isso se torna mortal para uma empresa.
A casa caiu
Temos vários exemplos recentes de pessoas e organizações cuja reputação foi para o ralo. Após décadas de uma carreira bem sucedida, justamente quando estava no auge, Kevin Spacey viu sua trajetória ser irreversivelmente manchada ao ser acusado por abuso sexual. Robinho, atacante que já serviu a seleção brasileira, é condenado por estupro na Itália. O Facebook tem vivido uma crise sem precedentes com a notícia de vazamento de informações de usuários.
Todo dia há uma situação nova em que a reputação de alguém ou de alguma empresa é manchada.
Obviamente, mais importante que ter uma boa reputação é fundamental que façamos jus a ela. É preciso ser, antes de parecer ser.
A partir do momento em que somos de fato aquilo que queremos transmitir ao público, temos de cuidar dia-a-dia da imagem que construímos.
Ninguém sai impune
Com os milhões de observadores nas redes sociais, hoje nenhum vacilo sai impune. Se você é um chefe que trata mal seus subordinados, você pode ser exposto. Se você não atende a seus clientes adequadamente, você pode ser exposto. Se você cometeu algum deslize, mesmo no âmbito pessoal, sua empresa pode ser exposta. E, uma vez exposto, é difícil se recuperar. Refazer a imagem positiva? Praticamente impossível.
Gerenciar uma crise é sempre mais difícil do que preveni-la. Por isso é importante trabalhar para evitá-la.
Em consultarias, aqui na Acesso Livre levamos aos nossos clientes protocolos essenciais sobre o relacionamento com os diferentes públicos, pois sabemos o quanto cuidar da reputação é importante para a sobrevivência das organizações.
Como anda sua reputação?
E você, como anda sua reputação? Tem certeza de que você é visto pelos seus amigos e clientes da maneira como deseja? Já recebeu algum feedback em que se viu na situação de precisar melhorar algo?
Aposto que você se lembra de alguma empresa que teve sua reputação destruída por atos desastrosos que viralizaram, não é mesmo? Então, é bom sempre ficarmos de olho no que estamos fazendo, para que não aconteça com a gente.
Boa semana!
Fernando Moraes é jornalista, especialista em Comunicação Organizacional e diretor da Acesso Livre Comunicação.