De todos os fatores necessários para atingir nossos objetivos, a criatividade é fundamental. Sem criatividade, você se torna mais um no meio da multidão. Isso vale para a vida e para os negócios.
Vivemos na era do “aprenda conosco”: 5 passos para isso, 10 receitas daquilo, como usar os algoritmos da mais nova ferramenta. Todas as técnicas são uteis, mas se você perder o poder da criatividade, será mais um produto pasteurizado equiparado ao seu vizinho que também aprendeu as mesmas lições nas mesmas fontes que você. Cadê o diferencial?
De todas as pessoas admiráveis que já pisaram na Terra, foram os grandes inventores os que me inspiraram. Da Vinci, Tesla, Edison, Dumont, uma infinidade de homens e mulheres que viram além do seu tempo e criaram produtos ou conceitos notáveis que até hoje são utilizados.
Com eles aprendi que apenas reproduzir o que já foi feito pode até trazer um futuro cômodo, mas nunca te dará aquela sensação de que fez o que ninguém imaginava ou contribuiu para uma solução que ninguém sonhava poder existir. Ah, como eu queria saber quem foi o autor daquelas pinturas nas cavernas francesas!
Sempre quando vejo algo novo em Comunicação e Marketing, logo penso: Quem criou isso? Como encontrou a solução para um problema que nem compreendia direito? Qual foi o insight que ele teve? Porque não fui eu que criei? (geralmente esta questão é a que mais me dói – risos).
O inventor, cientista e empreendedor Thomas Edison, em sua fase áurea, chegou a se propor um invento a cada 10 dias. Passou perto, foi responsável pelo registro de mais de 300 patentes em um período de quatro anos.
É óbvio que há invenções e invenções. O que determina o sucesso de cada uma não é necessariamente seu tamanho ou custo, mas sim o quão eficiente ela pode ser para resolver o problema do maior número de pessoas. Pense no quanto a roda, algo simples, revolucionou o transporte, a comunicação e foi a propulsora da era tecnológica.
Obviamente, você não precisa reinventar a roda. Mas, é preciso ter em mente que, sobretudo em tempos de crise, é necessário ser criativo para se destacar. Esta criatividade pode ser manifestada em um produto ou serviço novo, no aprimoramento de um processo, em uma maneira nova e eficiente de se comunicar com seu público, entre outras formas.
Não existe solução perfeita, tudo pode evoluir. E a criatividade é a chave desta evolução.
Ao longo da vida, sempre quando me encontrava em situações complexas, sempre pensava: como poderei usar a criatividade para passar por isso? Era pensar, estudar, e “Eureca”, cedo ou tarde uma solução surgia. Sempre deu certo! Lição do meu pai, uma das pessoas mais inventivas que conheço: Se você não tem meios para resolver um problema, crie!
Depois de tanta coisa na minha vida e na carreira, cheguei a uma conclusão: como empreendedor, você pode perder tempo, dinheiro, até seu próprio negócio. Mas se ainda tiver o poder de criar, sempre haverá uma oportunidade para seguir adiante.