Marketing sem complicação nas empresas

Na #Edição1 do programa Persona, do canal Acesso Livre TV, conversamos com o professor Mestre Helton Santos, coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade de Sorocaba.

Ao longo da entrevista, ele falou sobre a importância dos gestores de pequenas e médias empresas entenderem o marketing, que, para ele, não é complicado. “Basta buscar conhecimento e entender como o processo funciona”.

Com sua experiência como gestor de departamento de comunicação e marketing, também explicou a importância de planejamento e dos números ao avaliar a estratégia de Marketing.

Assista ao vídeo na íntegra:


Abre aspas

Abaixo citações importantíssimas e que podem servir de inspiração e reflexão ditas por Helton Santos ao longo da entrevista.

Busque conhecimento

“É preciso que as empresas entendam o marketing. Hoje ainda há muita confusão entre as funções de marketing, vendas e comunicação e isso precisa ficar muito claro para quem cuida da gestão de uma empresa, por isso o gestor deve buscar conhecimento.”

Entenda o marketing

“O Marketing começa a partir da definição metas que organização precisa alcançar, podem ser da área financeira, pode ser de produção, de atendimento. Números, dados que mostrem o futuro, que mostrem o crescimento”.

Professor Helton Santos, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato sensu da Uniso

Lacuna de planejamento

“Entre o que eu tenho hoje, de faturamento ou volume de vendas, e o que eu quero para o futuro existe uma lacuna, essa lacuna precisa ser planejada”.

Entenda o consumidor

“Você precisa olhar para o mercado e entender o consumidor para poder planejar”.

Entenda o consumidor 2

“Os interesses dos consumidores estão extremamente ligados à empresa poder atingir suas metas. Se ela (a empresa) consegue identificar estes interesses, encontrar respostas, facilita o processo”.

Monitore o mercado

“É preciso monitorar mudanças no mercado, o monitoramento deve fazer parte da cultura da empresa”.

Pensar para comunicar

“A comunicação é um item de uma série de ferramentas de marketing, mas não é tudo”.

De onde o cliente vem?

“O cliente está comprando, isso é um feedback. Mas como eles estão chegando?”

Planeje o marketing

“Pra crescer 30%, eu preciso entender o momento do mercado, preciso planejar, preciso implementar e preciso controlar”.

Atenha-se aos números

“Meu amigo do peito na área de marketing é o pessoal de finanças, é o pessoal de custos”.

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