Durante encontro com a Rede Empreender Juntos, tivemos uma verdadeira aula sobre Empreendedorismo Social com o professor Edgard Barki, da Fundação Getúlio Vargas. Um dos aspectos interessantes de sua palestra foi o conceito de Marketing de Causa, que me motivou a escrever este artigo.
O Marketing de Causa não é novo. Em sua conceituação clássica, pode ser exemplificado pela empresa que investe parte de seu lucro em projetos de cunho social. A parceria entre o Pão de Açúcar e o instituto Arredondar, em que os centavos “arredondados” em uma compra no supermercado são destinados a projetos mantidos pela entidade, é um exemplo de ação de sucesso no Brasil.
Junto a esse exemplo, Edgard disse algo muito interessante: “Quando você faz o bem para o outro, o melhor beneficiado pode ser você”. Na competição do dia-a-dia, nos esquecemos disso, mas é a mais pura verdade.
“Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, escolha os dois” – Artemisia
Quando uma organização está empenhada não somente em garantir seus lucros, mas tem enraizada em seus valores organizacionais o objetivo de contribuir para a evolução da sociedade, ela é reconhecida pela comunidade, o que, entre outros benefícios, acaba tendo efeito positivo na construção de sua reputação. A causa, geralmente, tem relação direta com a área de atuação da empresa e pode ser benéfica não apenas para a sociedade, mas pode envolver seu público interno, seus funcionários, seus fornecedores.
Um exemplo muito próximo da gente: a Universidade de Sorocaba, nossa cliente, traz a preocupação com a evolução da sociedade logo em sua missão:
“Ser uma Universidade que, através da integração de ensino, pesquisa e extensão, produza conhecimentos e forme profissionais, em Sorocaba e Região, para serem agentes de mudanças sociais, à luz de princípios cristãos”.
É muito gratificante prestar serviço para uma organização comprometida com o desenvolvimento social, seja levando saúde à comunidade, formando jovens e adultos alfabetizados ou mesmo com pesquisas que podem melhorar a agricultura, carro chefe da economia regional, entre tantos exemplos. Em contrapartida, o nome da Uniso é frequentemente associado a estas ações, o que impacta positivamente em sua marca no cenário regional.
Na Acesso Livre, desde 2016, participamos da Rede Empreender Juntos, implementada pelo Instituto Meio. O objetivo do grupo, formado por voluntários e organizações de quatro municípios, é transformar pessoas com ideias originais e criativas em empreendedores com um plano de negócios em mãos, pronto para colocá-lo em prática.
Neste caso, não investimos dinheiro, necessariamente, mas dedicamos nosso tempo no desenvolvimento dos projetos. Além da possibilidade de troca de experiências, percebemos o impacto positivo que isso traz à imagem da nossa empresa.
Muitos questionam se estas práticas não passam de discurso ou se as organizações poderiam fazer muito mais do que efetivamente fazem. Bem, como disse o professor Edgard, tudo é um processo de evolução. O exemplo de uma pode gerar a atitude de outra e, a partir daí, uma nova consciência coletiva pode nascer e se firmar. Philip Kotler, em sua obra Marketing 3.0, fala do Marketing centrado no ser humano, o que proporciona verdadeiras revoluções culturais e sociais. Ele não inventou isso, apenas percebeu.
A visão crítica deve existir, sempre. Mas quando uma empresa se propõe a adotar o Marketing de Causa, que tomemos como exemplo para nossa conduta. Afinal, cidadãos ou empresas sempre temos condições de contribuir ao menos um pouquinho para a evolução da sociedade.