Fernando Moraes
Outro dia a gente estava refletindo na Acesso Livre sobre estas lives entre a Anitta e a Gabriela Prioli, em que a advogada ‘ensina’ política à amiga e a seus seguidores. O que passou um pouco batido é que a ação foi, e provavelmente há uma equipe por trás, uma sacada de Relações Públicas.
Vejamos, a reputação da Anitta junto aos fãs, desde as últimas eleições e principalmente agora na pandemia, não andava lá muito boa. Muitos cobravam um posicionamento dela em relação à situação política, o que nunca ocorreu.
Mas, eis que sua amiga, em ascensão nos meios de comunicação e agora ganhando uma legião de fãs, se juntou a ela para fazer estas lives – foram duas, uma introdutória (veja vídeo abaixo) e outra sobre direita e esquerda.
A ação foi sucesso em vários aspectos, pois reuniu muita gente que não entendia nada de política que foi apresentada a conceitos básicos que, convenhamos, já fazem grande diferença.
Assim, ela não apenas se esquivou da fama de “mureteira”, se justificando como alguém humilde que quer aprender primeiro para depois se posicionar, como também reuniu uma grande massa na mesma situação. Além de tudo, a ação serviu até como um termômetro para saber o que de fato sua base de fãs sentia a respeito.
Ao mesmo tempo, bateu de frente com um deputado que sugeriu uma lei que prejudicaria os compositores, o que fez com que o projeto fosse retirado de pauta.
Goste ou não da Anitta, concorde ou não com seu posicionamento (ou ausência dele), a ação foi uma estratégia muito eficiente de avaliar o que pensa sua audiência, mudar a percepção de parte de seu público em relação ao seu pensamento e ainda a colocou como alguém ainda não politizada em busca de um caminho.
Já para Gabriela Prioli, foi uma oportunidade de escalar sua audiência para que possa colocar seus projetos e produtos para um público maior e mais qualificado.
Sensacional.
Fernando Moraes é Jornalista e Relações Públicas na Acesso Livre.