Desde que revolucionou os mecanismos de busca e mudou a forma com a qual as empresas fazem negócios na internet, o Google evoluiu muito, no que diz respeito aos seus algoritmos. Tais mudanças beneficiaram os pequenos e médios negócios, que, a partir do momento em que souberam entender a ferramenta, tiveram acesso maior na rede que seus concorrentes.
Se no início apenas as grandes organizações figuravam de maneira orgânica na primeira página do Google, hoje é o negócio regional o protagonista. Duvida? Digite “restaurante” no Google e, provavelmente, verá o Google Maps com os principais restaurantes em pontinhos vermelhos no raio de alguns quilômetros, uma lista com ao menos três nomes (com estrelas) e até fotos de casas que você já viu ao passar nas ruas de sua cidade.
Logo abaixo, se você mora em uma localidade com mais de 500 mil habitantes, como no caso da Região Metropolitana de Sorocaba, há grandes chances de ter uma lista dos 10 melhores restaurantes segundo o TripAdvisor.
Se você atua na área de comunicação e marketing, talvez tenha plena consciência disso. Mas, como disse um amigo que me motivou a escrever este artigo, gestor da área da saúde em uma rede de hospitais, para ele e para alguns colegas empreendedores isso é novidade.
É óbvio que, por ser uma empresa do tamanho do Google, uma das mais valorizadas do mundo, caminhar no sentido dos negócios regionais está ligado ao objetivo de potencializar seu lucro. É muito mais fácil lucrar com centenas de milhares de empresas que frequentemente competem entre si do que com poucas empresas afastadas uma das outras.
No início do texto, disse que muitas empresas aprenderam (ou estão aprendendo) a lidar com estes mecanismos. De que forma? Construindo sites, blogs ou canais próprios cada vez mais responsivos (adaptados a cada plataforma: desktop, mobile, tablet), com conteúdo relevante que favorece na busca orgânica, arquitetados levando em conta a otimização para os sistemas de busca, funcionais, intuitivos, com usabilidade e interfaces agradáveis, entre outros fatores.
Com isso, muitos negócios que apostavam em publicações físicas ou mídias convencionais foram para o digital. Por isso é fácil ver jornais locais ou regionais quebrando. Os anunciantes foram para o Google e para o Facebook. E foram por este caminho porque sabem que as pessoas hoje, ainda que estejam na academia, assistindo ao futebol, trabalhando, estão conectadas durante todo o tempo.
Se você é um pequeno, médio ou micro empreendedor e está com dificuldades em saber onde e como investir em comunicação e marketing, dê um Google utilizando seu ramo de atividade. Se o nome de seus três principais concorrentes está lá na primeira página e o seu não, está na hora de rever seus conceitos sobre internet.