Vez ou outra colegas das áreas de comunicação e marketing contam histórias parecidas sobre seus clientes. Uma das maiores dificuldades é convencê-los de que nem sempre o que desejam será melhor, estrategicamente, para o objetivo que pretendem alcançar. Neste artigo, coloco algumas reflexões que podem o entendimento mútuo.
Em primeiro lugar, deixo claro aqui que nós, profissionais da área, temos a obrigação de ouvir nossos clientes, levar em consideração tudo o que eles dizem, afinal, eles conhecem o negócio melhor que a gente. Por outro lado, devemos sempre ser claros ao alinhar as expectativas de nossos clientes e mostrar os métodos com os quais trabalhamos logo no início do trabalho para não frustrar expectativas.
Temos ainda a obrigação de elaborar as estratégias mais adequadas e explicar, inclusive com dados que comprovem a eficácia de nossas propostas, porque elaboramos os projetos daquela maneira.
Dito isso, exemplificamos algumas frases que sempre surgem no atendimento ao cliente: “Aumenta este logo aqui”, “não vejo sentido na ação que está propondo”, “quero uma imagem mais chamativa (às vezes não tem nada a ver com o contexto), “coloque que somos os melhores e que ninguém faz mais barato”, “vai precisar de todo este investimento?”.
Se você é cliente de algum profissional ou agência de comunicação e Marketing, leia este artigo até o final para melhor compreender o processo de criação de uma peça publicitária ou de estratégias de comunicação e marketing. Se você é profissional da área e também passa pelas mesmas dificuldades, compartilhe, quem sabe pode ajudar o seu cliente a compreendê-lo melhor.
Sobre a relação profissional x cliente, pensemos nas seguintes situações:
Quando vai a um médico e ele lhe dá um diagnóstico, você ouve e providencia os medicamentos que ele indica, não é verdade? Quando contrata um engenheiro, você confia na planta que ele fez e segue a risca, correto? Com o profissional ou agência de comunicação e marketing deve ser a mesma coisa, afinal eles tiveram formação tão qualificada quanto às outras profissões para estarem ali.
Por falar em profissões, era uma vez um artista frustrado que decidiu dominar o mundo e quase conseguiu, principalmente devido ao seu poder de oratória, sua característica mais marcante. Seu nome: Adolf Hitler.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães nazistas queriam conquistar a União Soviética por conta de seus recursos naturais, possibilidade de fazer trabalhadores escravos e petróleo. Se fizessem isso, o plano para conquistar área maior e dominar o mundo poderia ter acontecido.
Para que o objetivo fosse alcançado, o plano inicial era dominar locais estratégicos do controle e abastecimento soviéticos: Moscou, para garantir o controle político, e o Cáucaso, para tomar os poços de petróleo.
Graças ao enorme ego de Hitler, que não ouvia seus principais generais, por pura vaidade o Fuhrer decidiu atacar Stalingrado, só porque a cidade tinha o nomezinho de seu principal adversário. Isso o fez perder uma de suas principais armas, o 6º exército e foi determinante para que os alemães perdessem a guerra (ainda bem).
O erro foi simples e básico. Seguindo um instinto natural que garantiu boas vitórias para a Alemanha até ali, o ditador alemão julgou saber mais que sua equipe militar (profissionais de alta patente e experiência estratégica), botando a perder tudo o que tinha conquistado até ali (para nossa sorte).
O episódio mostra o quanto é importante confiar no trabalho de especialistas, que, afinal, são pagos por você para realizar um trabalho estratégico. Para que você não tenha dúvidas que este seja o melhor a fazer, selecionamos:
Razões para confiar nas orientações do profissional de comunicação e marketing:
1 – Formação acadêmica e qualificações
Se você contrata um profissional com visão estratégica – muitos com especialização em sua área de atuação -, sua formação o credencia para planejar o melhor para sua empresa. Este profissional também saberá explicar quais os resultados deverá atingir com as ações que propõe.
2 – Atualização constante
Na era pós-digital, para que um profissional sobreviva é necessária atualização constante. Se você confia em uma pessoa qualificada e sempre buscando atualizações, as chances de sempre estar à frente são maiores.
2 – Tem uma visão geral do mercado
Uma agência ou profissional que não faz parte de seu quadro de funcionários geralmente têm outros clientes e, devido à prática constante, sabe o que funciona e o que não funciona.
3 – Tem um ponto de vista diferente
Por maiores e mais fortes que sejam nossas convicções, sempre é importante ter outras opiniões a respeito, ainda mais de quem estudou e vive o mercado, podendo fornecer informações com um outro olhar sobre a mesma questão.
4 – Domínio de recursos e técnicas
Assim como qualquer outra profissão, na área de comunicação e marketing há uma série de técnicas. Elas proporcionam desde o domínio pleno de softwares de edição ou ferramentas de distribuição de conteúdos até a proporção exata da relação imagem x texto de uma peça publicitária.
Ou seja, é possível que mesmo a peça mais simples seja guiada por uma série de técnicas que garantam que o resultado será melhor daquela maneira do que se fosse outra até mais complexa.