Na #Edição1 do programa Persona, do canal Acesso Livre TV, conversamos com o professor Mestre Helton Santos, coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade de Sorocaba.
Ao longo da entrevista, ele falou sobre a importância dos gestores de pequenas e médias empresas entenderem o marketing, que, para ele, não é complicado. “Basta buscar conhecimento e entender como o processo funciona”.
Com sua experiência como gestor de departamento de comunicação e marketing, também explicou a importância de planejamento e dos números ao avaliar a estratégia de Marketing.
Assista ao vídeo na íntegra:
Abre aspas
Abaixo citações importantíssimas e que podem servir de inspiração e reflexão ditas por Helton Santos ao longo da entrevista.
Busque conhecimento
“É preciso que as empresas entendam o marketing. Hoje ainda há muita confusão entre as funções de marketing, vendas e comunicação e isso precisa ficar muito claro para quem cuida da gestão de uma empresa, por isso o gestor deve buscar conhecimento.”
Entenda o marketing
“O Marketing começa a partir da definição metas que organização precisa alcançar, podem ser da área financeira, pode ser de produção, de atendimento. Números, dados que mostrem o futuro, que mostrem o crescimento”.
Lacuna de planejamento
“Entre o que eu tenho hoje, de faturamento ou volume de vendas, e o que eu quero para o futuro existe uma lacuna, essa lacuna precisa ser planejada”.
Entenda o consumidor
“Você precisa olhar para o mercado e entender o consumidor para poder planejar”.
Entenda o consumidor 2
“Os interesses dos consumidores estão extremamente ligados à empresa poder atingir suas metas. Se ela (a empresa) consegue identificar estes interesses, encontrar respostas, facilita o processo”.
Monitore o mercado
“É preciso monitorar mudanças no mercado, o monitoramento deve fazer parte da cultura da empresa”.
Pensar para comunicar
“A comunicação é um item de uma série de ferramentas de marketing, mas não é tudo”.
De onde o cliente vem?
“O cliente está comprando, isso é um feedback. Mas como eles estão chegando?”
Planeje o marketing
“Pra crescer 30%, eu preciso entender o momento do mercado, preciso planejar, preciso implementar e preciso controlar”.
Atenha-se aos números
“Meu amigo do peito na área de marketing é o pessoal de finanças, é o pessoal de custos”.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, marque os amigos que também possam gostar, inscreva-se em nosso canal no Youtube e sinalize para receber as notificações de conteúdos novos, que publicaremos periodicamente em nossos canais.