Em evento recente sobre Food Service, o consultor do SEBRAE-Sorocaba Davi Paunovic fez um alerta importante sobre micro e pequenos empresários que vão até ele: a maioria não sabe nem quem são seus clientes!
“Quando pergunto na consultoria: quem é seu cliente? a maioria responde: todo mundo. Quem tenta vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém”, disse consultor no evento realizado em Piedade, região metropolitana de Sorocaba, SP. O evento teve cobertura da Acesso Livre Comunicação.
Entender quem é e qual é o comportamento do seu cliente é um dos pilares do seu negócio e isso não é diferente na era pós-digital.
O que o consultor quis dizer é que é preciso fazer perguntas importantes sobre o cliente para então planejar a estratégia de comunicação e marketing do seu negócio. Destacamos abaixo algumas perguntas básicas, diretamente de fontes como o SEBRAE:
1 – Quem é meu cliente e onde ele está?
2 – O que motivou meu cliente a comprar comigo pela primeira vez?
3 – Que tipo de experiência meu cliente busca quando procura meu serviço/produto?
4- Como faço para melhorar esta experiência?
5 – Está satisfeito com nosso serviço? Por que?
6 – Você nos recomendaria para outras pessoas?
E, como não é possível ficar fora da internet na era pós-digital:
7 – Qual o comportamento do meu cliente na internet quando busca pelo tipo de produto/serviço que ofereço?
8 – O que você digitaria no Google para encontrar uma empresa como a nossa?
Se não fez as perguntas acima, faça. Se acredita que outras perguntas podem complementar, comente aqui!