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Marketing digital: excesso e desordem podem ser ruins para o negócio

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Fernando Moraes Acesso Livre

Fernando Moraes
Diante das possibilidades de Marketing Digital e vários (e bons) cursos online para tratar do assunto, o empreendedor acaba, muitas vezes, caindo no erro de fazer tudo ao mesmo tempo agora. E isso pode ser um erro. Não basta estar presente na internet, é preciso saber o que se deseja com ela, como chegar aos resultados esperados, medir estes resultados e, principalmente, saber que terá de investir para atingir os objetivos.

Seis passos para melhorar seu perfil no instagram, o guia definitivo de marketing no Facebook, como ser uma autoridade no Linkedin, como usar o Whatsapp para melhorar seu negócio. A internet está repleta de e-books, webinars e outros mecanismos que prometem estas soluções, mas o que deveriam ser uma solução acaba se tornando um grande problema.

Os guias, feitos por empresas sérias e bem estruturadas podem ser ótimas ferramentas, isso é inquestionável. Porém, em um contexto geral, não informam porque o empreendedor tem de investir em uma determinada rede ou ação e se ele realmente precisa daquilo.

Na ânsia de desenvolver o marketing de sua empresa por si próprio, aplicando aquilo que os gurus do Marketing Digital propõem, muitos empreendedores acabam fazendo de tudo um pouco, ao mesmo tempo, sem saber exatamente o que esperar de suas ações e ficam alheios aos resultados, que, em boa parte dos casos, costumam ser frustrantes e estressantes.

Isso acontece porque acabam deixando de lado cinco fatores fundamentais para que qualquer ação dê resultados: 1) Objetivos; 2) Planejamento; 3) Estratégia; 4) Monitoramento; 5) Recursos (um dos mais negligenciados do processo).

Objetivos

É legal ver os papas do Marketing Digital ensinarem como posso ganhar relevância no Instagram de uma hora para outra. Mas será que, para o objetivo que precisa atingir com mais urgência a ferramenta é necessária? Ou é necessário eu ter um número absurdo de seguidores e para isso ter de publicar todos os dias no canal? Às vezes, o seguidor até te acha legal, mas perde a paciência com sua insistência. Será que realizar uma Live no Facebook semanalmente, mesmo registrando audiência baixíssima, é realmente o que você precisa no momento? É preciso avaliar essas coisas.

Vamos além: será que é necessário ter um Blog, um perfil no Instagram e uma página no Facebook bombando para atingir seus objetivos? Pode ser que sim, desde que se tenha recursos para tudo; mas pode ser que não. Cada rede social serve para uma coisa. Geralmente, uma mídia funciona mais para um tipo de público e entrega resultado diferente de outra. É preciso entender aonde você quer chegar para então definir que ferramentas necessitará.

Um exemplo: se preciso vender mais, o Instagram pode ser até uma ferramenta interessante para impulsionar meu negócio, mas há outras ações que podem ser mais efetivas em menor tempo.

Dica útil: não faça um pacotão de objetivos. Se possível, defina apenas um por vez e faça um plano para ele!

Planejamento

Já falamos aqui em vários textos sobre a importância do planejamento na Comunicação e no Marketing, sobretudo no Marketing de Conteúdo. A partir do momento em que seu objetivo é claro, é preciso pensar em quanto tempo levará para atingi-lo, quais os meios pelos quais fará isso e quais os recursos que irá disponibilizar para tanto.

Uma vez definido seu caminho, não caia nas tentações de parar na metade por conta da “última onda” que surgiu, continue o que começou!

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Estratégia

O tudo ao mesmo tempo agora não funciona. Lives, eventos, fanpage, perfis, landing page, tudo isso pode ser importante para seu negócio, mas não pode ser usado a todo tempo e aleatoriamente, pois será, no mínimo, ineficaz. Lembre-se: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Estar presente em todas as redes sociais funciona sim, mas você tem de fazer tudo pensando em como será sua presença em cada uma delas e o que você espera de cada uma delas. Outra coisa é ter em conta o orçamento que dispõe e a equipe que tem para desenvolver tudo. Senão, pode haver sobrecarga e o resultado pode ficar aquém do esperado.

Dica: sua estratégia deve integrar as mídias sociais e outras ferramentas. Dentro dela, umas serão mais importantes que as outras.

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Monitoramento

Além de olhar para os dados que se têm, é preciso saber quais os dados certos a se analisar e ainda saber interpretá-los. Não basta realizar uma ação acreditando que haverá um grande número de curtidas ou compartilhamentos. Não basta acompanhar as curtidas e compartilhamentos esperando que estas sejam as métricas mais importantes para os seus objetivos, pois podem não ser.

É preciso saber monitorar cada ação, para que seu olhar não fique enviesado. Há empreendedores que têm uma presença online fantástica e nem por isso conseguem converter o número de seguidores em clientes. Ou seja, gastam tempo e dinheiro com todas as ações e os resultados almejados não vêm.

 

Recursos

O investimento em Marketing Digital pode ser até mais barato que campanhas tradicionais, garantindo grande alcance. Porém, ainda assim, não dá para escapar da matemática: mais ações exigem mais recursos (investimento financeiro ou em pessoal); mais ações não significam, necessariamente, melhores resultados, já que a ação de sucesso depende de uma estratégia bem desenhada e um planejamento alinhado com os objetivos.

Se você tem um orçamento x para investir ao longo do seu planejamento, deve levar em conta que terá um limite para gastar em cada ação para ser efetivo, senão, será dinheiro perdido. Fazer um blog post e postar no Facebook, apenas, não adianta. Fatalmente, será preciso impulsioná-lo para conseguir a audiência desejada e o investimento não será, necessariamente, barato.

Dica: quer investir em ações nas internet? Veja quais podem atingir o objetivo que você precisa, avalie qual investimento terá de fazer para isso e calcule quanto tempo terá de investir para que os resultados apareçam como planejado. A expectativa humana é falha, a matemática não.

Se você conseguiu assimilar um pouco sobre como funciona esta relação “ações x objetivos x investimento”, é um bom começou para não se deixar levar pela magia das possibilidades digitais e manter os pés no chão. Se você ainda tem dúvidas a respeito, talvez uma consultoria sobre comunicação e marketing seja importante para seu negócio.

 

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