Comunicação e Marketing objetivos e resultados

Como avaliar resultados a partir de objetivos de comunicação e marketing

Posted on Posted in Marketing Digital

Fernando Moraes

Fernando Moraes Acesso Livre

Você sente que as ações de comunicação e marketing estão abaixo da sua expectativa em seu negócio? Cuidado: o problema pode estar nos objetivos, não nos resultados.

Com a evolução digital, há cada vez mais métricas disponíveis para avaliar seus esforços e investimentos em comunicação e marketing. Entretanto, a quantidade de dados disponível pode confundir em vez de proporcionar informações que realmente interessam para o seu negócio.

Um exemplo: grande parte dos empreendedores que investem nas redes sociais, sobretudo aqueles que estão iniciando, costumam levar muito em consideração o número de curtidas em suas páginas no Facebook ou de seguidores no Instagram. Ainda que em grande quantidade, estas somas podem ser uma grande ilusão e causar frustrações futuras.

Há empreendedores que conseguem 5, 10 mil, 20 mil curtidas na página e não têm conversão. Se o objetivo é vender, algo está errado. O problema pode estar no objetivo, na estratégia, na execução. Por outro lado, outras empresas com menos curtidas no Facebook podem ter conversão de clientes maior, se o plano foi bem desenvolvido.

Entretanto, se a ideia não é gerar venda, mas construir a reputação e estes 10 mil curtidores não demonstram nenhum engajamento com a marca (curtidas na publicação, compartilhamentos, etc), sinal que também há algo errado.

Em suma, os dados não são satisfatórios porque lá no início a estratégia não foi bem desenhada, porque não se sabia claramente o que esperar dela.

Não há como mensurar resultados se você não sabe quais são seus objetivos

E como extrair os dados de que precisa?

Em nossas consultorias, temos dito sempre que é necessário estabelecer com clareza quais os objetivos que se pretende atingir ao investir em comunicação e marketing. Quando se trabalha com social mídia e marketing de conteúdo, podemos pensar em alguns objetivos distintos:

Reputação

Quero mostrar ao meu público que sou uma marca confiável, que sou ecologicamente correta, ou que preso por determinados valores, etc;

Autoridade

Quero mostrar ao meu público que sou a melhor fonte de informação para os problemas que ele precisa resolver; que pode confiar em mim para resolver o problema dele;

Vendas

Quero aumentar minhas vendas em 10% nos próximos 12 meses;

Relacionamento com o público de interesse

Tenho um público que me segue e quero mantê-lo cada vez mais engajado com o que tenho a dizer;

Branding

Quero que minha marca seja lembrada por aqueles que me seguem e criar, entre os seguidores, “advogados” que defenderão minha marca.

É possível elaborar estratégias que atendam mais de um desses objetivos. Mas, obviamente, você deve ter em mente a matemática das coisas: um objetivo, uma estratégia, um investimento necessário; outro objetivo, outra estratégia, outro investimento necessário.

Faça dos números mais que apenas números

Mais que ter em mãos gráficos elaborados, é preciso saber interpretá-los.

Ao considerar os resultados, o número de curtidas na página do Facebook pode ser muito relevante para determinados objetivos (relacionamento com o público de interesse, branding, por exemplo) ou pouco relevante para outros (aumento do número de vendas, já que posso usar outras estratégias de marketing digital para este fim que não as redes sociais);

De maneira geral, ao analisar os dados que nos interessam, teremos um determinado resultado para cada objetivo proposto.

Em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, estratégias com as quais temos trabalhado na Acesso Livre Comunicação, adotamos KPIs como forma de mensurar as ações desenvolvidas para nossos clientes.

Key Performance Indicators (KPI) ou indicadores-chave de desempenho são, como define nossa parceira Resultados Digitais, “parte fundamental da estratégia de gestão de qualquer empresa, essas métricas possibilitam um acompanhamento e melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias”.

– Os KPIs são importantes porque oferecem um diagnóstico da empresa para se posicionar melhor no mercado que, por ser dinâmico, apresenta sempre novos desafios. Tê-las sobre a mira é importante para comparar processos e, então, saber o que se espera de resultados. Afinal, quando se mantém os olhos em determinados pontos no horizonte, fica mais fácil não se perder no percurso até lá.

Ou seja, aprender a interpretar as métricas que temos e definir quais delas são relevantes para nosso negócio é fundamental para compreendermos se nossos esforços podem dar o resultado esperado.

Pense estrategicamente

Investir em comunicação e marketing dá retorno sim, ao contrário do que muitos pensam por terem passado por experiências frustrantes. O segredo é saber claramente quais são seus objetivos e, então, pensar em estratégias para chegar aos resultados almejados. As chances de atender suas expectativas aumentarão significativamente!

Gostou de nosso conteúdo? Cadastre-se e receba, gratuitamente, outros textos sobre o assunto. Não deixe de compartilhar em suas redes.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *