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Microempresas: perguntas essenciais para o sucesso

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Fernando Moraes Acesso Livre

Fernando Moraes

Em um Brasil que vive à sombra do fantasma do desemprego, o empreendedorismo pode ser uma ótima alternativa. Mas, antes de trilhar o caminho das microempresas, o futuro empreendedor deve mentalizar seu negócio na prática, torná-lo tangível para não se perder no aspecto teórico e evitar frustrações e fracassos.

Ao atuar na Rede Empreender Juntos, em que um grupo de profissionais se une para ajudar pessoas com boas ideias a se transformarem em gestores de micro empresas de sucesso, realizamos mentoria e atendimento. Cada mentor atua sob um foco diferente, nós falamos sobre Comunicação e Marketing. O objetivo é orientar os participantes para que desenvolvam um plano de negócio mais estruturado possível.

Eventualmente, percebemos que algumas pessoas que atendemos não sabem ao certo que produto ou serviço irão oferecer, que público irão atingir, como fazer para atrair e conquistar este público, entre outras dúvidas.

Parece óbvio ter isso claro quando se quer investir em microempresas, mas alguns não pensam nisso e vêem sua ideia naufragar por falta de planejamento.

Mesmo a ideia mais simples pode dar certo quando bem pensada. Vou lembrar os tempos em que fazia pós-graduação na faculdade Cásper Líbero e falar sobre um exemplo simples: eu estudava aos sábados o dia todo e, quando saia para almoçar, sempre havia um pessoal vendendo Yakisoba na porta do prédio da TV Gazeta.

Eles vendiam muito, porque a lógica era simples: a pessoa (empreendedor) vendia Yakisoba (produto) na Avenida Paulista (praça) para alunos que estudavam aos sábados o dia todo e tinham apenas 30 minutos livres para o almoço (público) a um preço acessível para eles. O padrão visual do carrinho, os uniformes, o cheiro convidativo e o fato de estarem no lugar certo na hora certa cumpriam o papel de comunicar com eficiência o negócio.

Não vou entrar em detalhes sobre a qualidade do produto, mas, quando estava com muita fome e sem tempo, não pensava duas vezes para pedir uma inteira com Coca Cola para acompanhar.

Sem discutir o fato de que estas pessoas estavam formalizadas ou não, pode-se perceber que eram empreendedores que observaram um nicho de mercado, tinham um produto acessível, estavam no lugar certo onde seu público também estaria justamente na hora do almoço. Bingo!

Simples? Deveria ser, mas não é.

Na consultoria, quando perguntamos “quem é seu público?”, não raro ouvimos a resposta: “todo mundo”. Em outro artigo aqui mesmo no blog, falamos sobre isso – quem quer vender para todo mundo não consegue vender para ninguém. Como observa meu parceiro na Acesso Livre Cássio Ferrer, “nem a Coca-Cola vende para todo mundo, como as microempresas poderão vender?”.

Entender que é preciso identificar o cliente é apenas um dos desafios pelo qual o microempresário iniciante deve vencer.

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“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”

Há muito tempo ouvi esta frase em uma palestra sobre gestão, tirada do livro “Alice no País das Maravilhas” e que é muito apropriada para quem está montando seu próprio negócio. É impressionante como uma frase é capaz de virar uma chavinha e transformar um profissional em um empreendedor.

Para ter a noção exata de quem você é e aonde pretende chegar com seu negócio, algumas perguntas obrigatoriamente devem ser respondidas:

1 – Qual é seu produto;

2 – Que tipo de problema ele vai resolver;

3 – Qual a demanda no mercado para esta solução que você oferece;

4 – Quanto custa o produto para você?

5 – Qual o valor que deve cobrar para que o negócio se sustente;

6 – A que público ele serve;

7 – Onde está este público;

8 – Como estabelecer uma conversa que o convença a comprar seu produto;

9 – Como agregar valor para que este produto seja realmente especial em relação aos outros;

10 – Quais os recursos necessários para colocar este produto no mercado;

11 – Qual a equipe necessária para colocar este produto no mercado;

12 – Que parcerias posso fazer para que seu negócio tenha sucesso;

A partir das respostas destas perguntas, você está pronto para começar a planejar seu negócio.

Acreditamos que há um pouco de empreendedor em qualquer pessoa. Mas, para que este lado aflore de verdade, é preciso que o futuro empreendedor tenha claro em sua mente aonde quer chegar ao montar sua própria microempresa.

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