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Como divulgar minha empresa

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Preparamos uma lista de ações para que você possa divulgar sua empresa de maneira eficiente e fazer com que seu público conheça sua marca.

fernandomoraespronto1Escrito por Fernando Moraes
O Brasil tem se tornado um país empreendedor e, para muitos, sobretudo os que estão começando, é difícil saber exatamente como divulgar a marca.  Muitos não sabem nem por onde começar.

Com o objetivo de facilitar a vida de empreendedores que pensam em ampliar a visibilidade de seu negócio, elaboramos este post com dicas altamente relevantes.

Conheça seu público

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Anote aí! O primeiro passo para ter sucesso em seu negócio é conhecer o seu público. Um exemplo: se você tem uma pizzaria e quer divulgá-la na internet, tem de saber como funciona o comportamento de seu cliente, se ele usa o Google Maps para pesquisar as pizzarias mais próximas, se costuma ver o cardápio por uma rede social, se segue outras pizzarias pelo Instagram e que tipo de imagem eles gostam. Você tem de saber exatamente quem é sua persona e o que a levou até você. Estas e muitas outras informações devem estar na palma de sua mão, ou melhor, em uma planilha.

Como criar sua persona e porque isso é importante para seu negócio

Não aja como vendedor chato

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Ninguém suporta ser incomodado. Se você mantém uma página em uma rede social, pense em conteúdos que possam atrair seu público e comece a se relacionar com ele. Quando eles pensarem em comprar algo que você possa oferecer, é bem provável que eles pensem em sua marca, primeiramente.

Como ensina a Camila Porto, as pessoas vão até o Facebook não para comprar, mas para ver pessoas. Então porque você tem que pensar apenas em vender, vender, vender?

Aprenda com a concorrência

Nossa concorrência tem muito a ensinar, seja com boas práticas ou com práticas ruins. É possível que algumas táticas que ela usa possam ser utilizadas por você. Da mesma forma, deve ficar atento para não correr o risco de cair nos mesmos erros que seus concorrentes.

Priorize o benefício de seu produto para o cliente

É irritante quando você recebe ligações de telemarketing ou quando é abordado na rua por ambulantes que querem te empurrar algum produto a qualquer custo, não é? Então porque fazer isso na internet? Porque sempre postar a mesma coisa sobre seu produto ou serviço? Em vez disso, não é melhor fazer com que o cliente tenha em vista os benefícios que você pode oferecer para ele?

Há milhares de instituições que vendem cursos livres ou de qualificação. Em vez de fazer com que sua mensagem se perca, que tal dizer que 82% das pessoas que fazem curso de qualificação estão empregadas; se você vende um serviço de consultoria em alimentação, porque falar um monte de coisa técnica quando você pode evidenciar o sorriso e o aspecto saudável de uma pessoa que passou pelo processo. As pessoas gostam de ver o resultado do trabalho com outras pessoas e se espelham nelas.

Tenha uma estratégia

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A grande maioria das empresas está nas redes sociais. Então porque você se lembra de umas e se esquece completamente de outras? É pelo fato de que as que se destacam definiram uma estratégia baseada em seu público, sabendo exatamente o que ele gosta de ver, em quais redes ele está e como ele se comporta. Definir uma estratégia e um método de trabalho é fundamental para o sucesso do negócio.

Fique de olho nos influenciadores

Se você é daqueles que torcem o nariz para Youtubers, influenciadores do Instagram, está na hora de rever seus conceitos. Cada vez mais estas pessoas estão usando de seu poder de influência para aproximar as marcas de seus clientes em potencial. Procure influenciadores que possam ter relação com seu produto e serviço, pode ser a ação que irá fazer com que sua marca atinja um alcance que você nem tinha imaginado.

Procure se relacionar com os diferentes públicos

Para vender, você não pode ser conhecido apenas pelos seus clientes. Há fornecedores, parceiros, a comunidade no entorno de seu negócio. Quanto mais positiva for sua reputação perante os diversos públicos com os quais se relaciona, a tendência é que mais pessoas falem bem de sua marca.

Entenda canais de divulgação

Na internet, aproveite todas as facilidades e oportunidades das redes sociais e divulgue seu conteúdo em sua página, em grupos (sempre respeitando as normas de cada um); faça anúncios bem elaborados. No Facebook, você pode utilizar o Gerenciador de Negócios para criar e selecionar o público para o qual quer direcionar sua mensagem.

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Pense além do digital

Quando falamos em canais de divulgação, eles vão muito além da internet. Muitas pessoas estão esquecendo que ações tradicionais, sobre tudo para negócios locais, ainda podem dar muito resultado.

Jornais de supermercados, cartazes em murais, panfletos para distribuição em pontos estratégicos. A depender de sua necessidade, estas e várias outras possibilidades continuam a ser interessantes para divulgar seu negócio.

Faça parcerias

Cada vez mais, pequenos empreendedores estão se juntando para promoverem eventos em comum, para potencializar a divulgação de seus negócios e serviços. Na época da Black Friday deste ano, vimos exemplos de eventos organizados de lojas que se juntaram com clínicas de estética, profissionais que comercializam joias e outros serviços afins com boa presença de público. A tendência é que estas realizações sejam cada vez mais comuns e mais eficientes.

Cuide bem de seus clientes

Um cliente novo custa muito mais do que um cliente fiel. Portanto, cuide bem de seu cliente para que ele nunca te deixe ou, pior, não espalhe coisas ruins a seu respeito.

A última dica é que você deve profissionalizar seu Marketing

Comunicação e Marketing são setores estratégicos de uma empresa. Se você encara como custo e faz a torto e a direito, está jogando dinheiro fora; mas, se encara como investimento, pode obter resultados excelentes.

Há estratégias, planos, ferramentas que profissionais da área se atualizam diariamente para oferecerem o melhor para seus clientes. Com tantas ações profissionais na internet ou fora dela, não dá para imaginar que apenas ter um perfil no Facebook ou no Instagram será suficiente para ter efetividade em suas ações.

Se não tem como contratar uma agência ou montar sua própria equipe, recorra a especialistas que desenvolvem cursos online ou prestam consultoria. A Acesso Livre presta consultoria por Skype para seus clientes.

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