Como a Acesso Livre criou o Blog da Uniso e ajudou a impulsionar a Instituição na internet

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A Universidade de Sorocaba é uma das mais relevantes instituições de ensino superior do interior paulista, com cerca de 10 mil alunos na graduação. A partir de 2015, a Uniso intensificou investimentos em produções de vídeos e conteúdo para internet. Entretanto, o envolvimento dos alunos ainda era aquém das expectativas.

Como forma de engajar os alunos, fazer com sua voz fosse ouvida além dos limites da Universidade e reforçar a marca da Instituição na região, a Acesso Livre elaborou uma estratégia de blog que vai além do convencional, uma inovação no mercado brasileiro, introduzindo o Marketing de Conteúdo na estratégia. E assim nasceu o Blog do Aluno da Uniso.

blog aluno da uniso postsEm vez de criar um blog e produzir conteúdo, apenas, a Acesso Livre, em parceria com o Estúdio Limoeiro, criou um sistema inovador em que o próprio aluno pode se cadastrar e publicar seu conteúdo. De dicas para universitários recém-chegados, orientações sobre trabalhos, indicações das melhores baladas até uma forte produção literária, os universitários também construíam sua audiência por meio do blog.

Quanto mais os alunos e a comunidade liam os posts dos alunos, maior era a repercussão e mais a marca da Uniso ganhava espaço para um público dirigido e altamente qualificado.

Em pouco mais de sete meses, o resultado foi muito positivo, levando em conta os objetivos do plano.

Desde que o primeiro post foi publicado, o número de visitas no blog tem aumentado a uma taxa de 303,08%.

Sobre a origem deste tráfego, de 3% de visitas provindas a partir de busca orgânica do Google entre 14/09 a 14/10 de 2016, em sete meses atingimos uma taxa de 30,88% entre 10/03 e 10/04 de 2017. Coincidentemente, 30,8% deste público são de visitantes que retornaram, ou seja, visitam mais de uma vez o site.

 

Porque estes números são relevantes

 

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O tráfego orgânico gerado é uma audiência própria da Uniso. Ao anunciar na TV, no Rádio, nos Jornais, a instituição “aluga” a audiência destes meios de comunicação para publicar suas peças de comunicação;

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A audiência gerada pelo blog é altamente qualificada, pois as pessoas que visitam têm interesse em conteúdo produzido por universitários e pela universidade. Já as audiências alugadas são gerais e sem qualquer qualificação, ou seja, podem ou não estar interessadas no conteúdo da Uniso. Mas o visitante do blog está lá porque ele quer estar.

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Quando se aluga uma audiência, isso é feito por um espaço de tempo curto. Para alugar novamente, sempre é necessário outro investimento. Já a audiência própria torna-se um patrimônio da instituição.

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Quanto mais a audiência aumenta, mais aumenta a busca orgânica, uma vez que o conteúdo é relevante para pessoas com o perfil de se tornar universitário da Uniso.

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Se a estratégia for mantida a uma taxa de crescimento de 300% por semestre, a tendência é que em alguns anos a audiência própria supere a audiência “alugada” em números absolutos, estabelecendo um ativo de valor inestimável;

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Novamente em termos de projeção, considerando que a audiência gerada pelo blog é segmentada e altamente qualificada, este patrimônio se tornará ainda mais valioso.

Embora tenha apresentado o percentual de crescimento com visitas orgânicas e aumento a presença nas buscas do Google, o blog ainda é uma criança nova, que precisa ser nutrida para crescer saudável. A considerar a maneira como vem se desenvolvendo, deve se tornar um dos principais canais de integração entre a instituição, seus alunos e seus demais públicos de interesse em futuro próximo.


Vídeo da série Conexão Uniso produzido para o canal do Youtube e para o Blog do aluno

 

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