Turismo Rural: comunicação e marketing para seu negócio

Fernando Moraes

Como impulsionar o turismo rural a partir de estratégias de comunicação e marketing. Ultimamente, temos realizado palestras sobre o assunto, com conteúdo baseado em nosso estudo teórico, prático e também na experiência com clientes.

Nestas palestras, como a realizada na Feiraturr, que contou com a presença do trade e do Secretário de Estado do Turismo Laércio Benko, falamos sobre três eixos estratégicos para o turismo rural.

Como mostramos abaixo, tais estratégias envolvem ações online e offline, mostrando que é necessário preencher todos os espaços necessários para que os empreendedores fiquem cada vez mais próximos de seu público.

Eixo estratégico 1: ir até o cliente

O artista vai onde o povo está e no turismo não é diferente. As pessoas trabalham muito para ter seus momentos de lazer e viajar. O desafio neste eixo estratégico é saber onde o cliente potencial procura informações sobre os próximos passeios e ir até ele.

Participação em feiras, relacionamento com o público influenciador, parceria com agências de turismo, parceria com negócios relacionados ao seu, presença em guias turísticos virtuais ou impressos. Todas as ações são exemplos de como ir até o cliente.

Eixo estratégico 2: atrair o cliente até o negócio

Há diversas maneiras de atrair o cliente. Aqui, exemplificamos como isso pode ser feito pela internet. Por meio de um site com conteúdo relevante, atual e útil, as pessoas podem encontrar o serviço que procuram quando digitam no mecanismo de busca. Conforme estatísticas, 90% das pessoas digitam no Google o problema que querem resolver e não o nome da empresa.

Exemplo: se eu tenho um haras e ofereço um serviço de hotel para cavalos no interior paulista, é provável que quem esteja procurando este serviço me encontre depois de digitar no Google “hoteis para cavalo no interior paulista”, se eu tiver conteúdo relativo ao tema em meu site ou blog.

Eixo estratégico 3: utilizar a experiência do cliente

Seu cliente é seu maior patrimônio. Uma vez que ele fica satisfeito com o serviço ou produto, pode influenciar conhecidos que também queiram viver aquela mesma experiência.

Na internet, a experiência de outras pessoas é cada vez mais importante para aqueles que estão buscando o mesmo serviço, tanto no momento em que sua curiosidade é despertada quanto na hora em que está prestes a decidir pela compra do serviço ou produto. Exemplo: o aventureiro que salta de paraquedas e publica sua foto ou vídeo mostrando a ação em um blog ou nas redes sociais, pode despertar o mesmo desejo em outros amigos.

Por outro lado, se esta informação está em um blog ou comunidade (Tripadvisor, por exemplo), ela será valiosa enquanto puder ser encontrada nos mecanismos de busca a qualquer hora.

Em algum momento e conforme o planejamento de comunicação e marketing de cada empreendimento, estes três eixos irão se relacionar. O importante, na hora de planejar, é saber que eles podem coexistir compor uma estratégia de sucesso.

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