Gestão de pessoas: Delegar tarefas é preciso para que o negócio evolua

cassio ferrerCássio Ferrer

Constantemente me deparo com clientes que possuem grande dificuldade em delegar tarefas. Nem sempre se dão conta de que a gestão de pessoas é um gargalo de tempo e que prejudica não só o desenvolvimento de sua própria equipe, mas também barra o processo de atendimento e crescimento de seu próprio negócio.

Quando lidamos com gestão de pessoas precisamos entender que elas possuem particularidades, dificuldades, medos, desejos, necessidades (da mesma forma como precisamos conhecer os nossos clientes, também precisamos conhecer nossos clientes internos) e principalmente tempo para aprendizado e centralizar as tarefas, principalmente operacionais, demanda tempo da liderança e tempo é dinheiro.

Conhecer a capacidade individual dos colaboradores e atribuir funções é responsabilidades do líder, que muitas vezes por medo de um erro ou retrabalho prefere ele mesmo fazer ou acompanhar do que delegar.

Orientar e delegar progressivamente é a melhor forma de deixar o colaborador seguro e preparado para realizar as tarefas, utilizando a premissa de treinamento.

 

PASSO 1 – Eu faço e você vê.

PASSO 2 – Eu faço e você me ajuda.

PASSO 3 – Você faz e eu te ajudo.

PASSO 4 – Você faz e eu vejo.

 

Por mais simples que sejam, os 4 itens acima fazem toda a diferença na gestão das pessoas, nos treinamento de rotinas e na implementação de novos processos. Essa é a melhor forma de instruir o colaborador e delegar.

O cenário ideal para uma equipe de alto desempenho e eficaz é que todos trabalhem os processos e as rotinas sem necessidade e interferência do gestor ou líder. Por mais que seja difícil, delegar é preciso para o crescimento e para a autonomia do negócio.

É claro que quando algo foge da rotina, o papel do líder é desenrolar a situação e apontar orientar os colaboradores como o fez e o que foi levado em consideração para a resolução.

Permitir o erro de forma controlada também é uma forma de dar autonomia para a equipe, que somente realizando as tarefas e pensando o processo terá a independência tão desejada que todo líder, gestor ou empreendedor deseja para o seu negócio.

Cássio Ferrer

Publicitário e consultor de negócios

Diretor da Addaditivo

Associado da Acesso Livre Comunicação

 

Quer saber sobre novidades na Comunicação e no Marketing capazes de alavancar seu negócio ? Que tal bater um papo com a gente, falar sobre seus projetos e objetivos. Deixe seu contato abaixo e entraremos em contato.

[contact-form-7 id=”137″ title=”Contato”]

Conheça nossos serviços

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.