Gemidão do WhatsApp: como não passar vergonha no trabalho

Fernando Moraes

No Congresso Nacional, na entrevista coletiva, na execução do hino nacional, e até aqui na Acesso Livre, não adianta. Dificilmente você não caiu ou não conhece alguém que tenha caído na pegadinha do gemidão do WhatsApp (aquele que mostra o áudio pouco escandaloso de uma atriz pornô na hora mais intensa do ato). É de perder qualquer moral, não é mesmo?

Em alguns ambientes profissionais menos ortodoxos, a zoeira vira motivo de piada. Em outros, as normas podem ser mais rígidas e as pessoas podem até perder o emprego, como aconteceu recentemente.

Mas, para não passar vergonha diante dos colegas ou mesmo em alguma situação pública (como mostra o vídeo abaixo do Felipe Neto), elaboramos aqui algumas dicas.

Leia também:

Como melhorar a comunicação por WhatsApp

Vamos às dicas para não ser pego pelo Gemidão do Whatsapp?

Não abra vídeos e áudios em público

Se está em alguma reunião, o ideal é nem abrir o whatsapp. Mas se for o caso de estar esperando alguma mensagem de alguém, peça licença para ouvir o áudio de maneira reservada e com o áudio bem baixo.

Atenção ao grupo ou da pessoa que enviou

Sempre há aquele amigo que sempre envia piadas ou aquele grupo em que a zoeira rola solta. Se o vídeo ou áudio vier destas pessoas, fuja que é uma cilada!

Fique atento ao tempo do vídeo/áudio

Normalmente, o gemidão do whatsapp e outras pegadinhas semelhantes tem entre 9 e 12 segundos. Se o enunciado do vídeo ou áudio for algo que certamente não dê para se esgotar neste tempo, cuidado, você pode estar sendo atacado pela zoeira.

Ouça sempre com um fone de ouvido

Acredita que o áudio pode ser sério e quer arriscar ouvi-lo, tenha sempre um fone de ouvido ou ouça como se tivesse atendendo uma ligação. Isso vale também para outras mensagens, já que nem sempre é conveniente que outras pessoas ouçam suas conversas.

Fique atento a outras reações de amigos

Se você está tranquilo quando recebe uma imagem ou algo que te instigue a ouvir aquele áudio aparentemente despretensioso, antes de abrir a mensagem, procure por pistas. Leia comentários anteriores, pois, geralmente, alguém já acusou o golpe. Espere sempre que alguém abra o conteúdo e comente. Se ninguém fizer, não seja você o inocente a cair rs.

Manchetes ou chamadas suspeitas

“Temer renuncia”, “Melhor cena do Chavez”, “Indulto de Natal”, “Neymar anuncia sua ida ao PSG”. Ouça com atenção a recomendação da Polícia Federal”. Sei que é quase irresistível e praticamente automático abrir o conteúdo, mas resista, pode ser o gemidão do whatsapp para te pegar mais uma vez.

Gostou das dicas? Então confira o vídeo do rapaz que colocou o gemidão no shopping durante a promoção de uma loja. Mas, cuidado, não faça isso em público!

 E você, já caiu em alguma situação constrangedora assim? Conte-nos pelos comentários abaixo e ajude os colegas a não passarem vergonha sozinhos!

Cadastre-se!

Inscreva-se também em nosso mailing e receba semanalmente informações úteis sobre comunicação e marketing para empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *