Muitas pessoas querem colher ótimos frutos de projetos, trabalhos, negócios e empreendimentos, mas esquecem que o que nutre uma grande árvore é a raiz.
Imagine: Onde sua árvore foi plantada? A terra possui nutrientes suficientes para se desenvolver e crescer? Existe luz para que esta árvore possa realizar a fotossíntese? Existe espaço para que ela possa ter uma copa grande e forte? No meio ambiente onde está plantada a sua árvore existem predadores?
Se compararmos o crescimento de uma árvore com o a evolução de um negócio, é a mesma coisa.
Repare, a raiz é o que deixará o negócio estruturado para o crescimento, o mercado é o espaço para o crescimento, os concorrentes são os predadores e assim por diante. Muitas vezes ao desenvolvermos um novo negócio ou um novo projeto focamos no resultado final e deixamos muitos detalhes de lado ao longo da implementação, o que pode ser prejudicial na época de colher os frutos.
Sempre procuramos colher os frutos – o dinheiro – antes mesmo de conhecer plenamente o mercado e sem ter ideia do real crescimento possível, isso sem contar as constantes mudanças do mercado, que afetam diretamente o crescimento e evolução do nosso negócio. Não entendemos target e quando nos deparamos com dificuldades imaginamos que foi alguma praga (o concorrente) que atacou nossos frutos.
Humanos ou máquinas?
Muitas vezes não vemos a raiz do problema. Vou dar um exemplo muito interessante:
Atendo clientes da área da saúde e logo no início de uma consultoria de gestão e marketing desenvolvo um estudo detalhado, como um diagnóstico do negócio, onde podemos entender os reais valores, princípios e as principais dores do empreendimento e do cliente.
Em determinado momento da consultoria, o empreendedor me trouxe a seguinte informação:
– Se todas fossem máquinas seria fantástico, não precisaria nem olhar para a cara delas, de nenhuma delas.
Ele estava se referindo aos seus colaboradores e à sua dificuldade em orientá-los nas atividades diárias, na implementação de novos processos de sua clínica e no reconhecimento do trabalho executado.
O que pode se tirar de uma frase como essas? É claro que a investigação foi minuciosa, mas logo de cara ficou claro: este empreendedor não tinha paciência, não gostava de pessoas e possuía uma grande dificuldade em se comunicar / relacionar com as colaboradoras.
É claro que o problema tinha raízes profundas e que provavelmente até mesmo os clientes já haviam sentido essa deficiência.
Sabemos que um dos pontos principais nos serviços na área da saúde é o relacionamento e por esse motivo não podemos esquecer que pessoas compram e se relacionam com pessoas e não com máquinas. Nossas raízes são plantadas por pessoas e não por máquinas.
Este cliente queria muito colher ótimos frutos do seu negócio, mas não conseguia ver que o problema estava na raiz, que por sinal estava muito relacionado com a sua postura como empreendedor e líder e que de forma indireta transmitia para todas as colaboradoras essa fragilidade e até para clientes.
A maior parte dos problemas de um negócio está relacionada à parte interna, principalmente no que diz respeito a serviços, pois, sabemos que a experiência é que faz a diferença na entrega do serviço principal.
Não deixe nunca de nutrir sua árvore (negócio) e pense que na raiz (a parte interna) está a maior parte dos problemas e também as soluções.
Leia também: