Direitos Humanos: liberdade religiosa é tema de palestra internacional na Uniso

Aberto ao público, o evento será conduzido pelo professor Vanja-Ivan Savic, da Croácia, e marca o início do calendário dos cursos de Especialização da Universidade

“Liberdade Religiosa em tempos turbulentos sob a perspectiva Europeia e as tendências no Brasil”. Este é o tema da aula inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Sorocaba, que acontece no dia 27/01 na Cidade Universitária. O evento será conduzido pelo pesquisador e professor da Faculdade de Direito de Zagreb (Croácia) Vanja-Ivan Savic. Para participar, basta se inscrever online e doar 1 kg de alimento não perecível no dia da atividade.

img_FPZ_get

Doutor em Direito, o professor Vanja-Ivan Savic tem visitado instituições de ensino europeias e americanas para falar sobre seus estudos, que envolvem a luta contra o tráfico humano, o islamismo no cenário internacional e outros temas relacionados aos Direitos Humanos. O docente já atuou como pesquisador pela DePaul Universidade – Instituto de Direito de Chicago sobre Direitos Humanos e participou da Conferência sobre Estudos jurídicos sobre o Islamismo pela Universidade de Harvard (biografia do professor no texto abaixo).

QUERO PARTICIPAR PALESTRA VANJA IVAN SAVIC

É a primeira vez que o acadêmico visita o Brasil e, segundo seus interlocutores, está ansioso para conhecer o País e poder compartilhar seu conhecimento sobre a importância da liberdade religiosa e sua influência sobre os direitos humanos. “O professor Savic deseja aprender com os estudiosos brasileiros e líderes religiosos, como Brasil, um País com uma diversidade imensa de religiões, consegue manter equilíbrio, respeito e como está reagindo ao aumento da intolerância religiosa”, pontua Daniela Araújo, advogada que representa o professor no Brasil.

Para os cursos de Especialização da Universidade de Sorocaba, é uma oportunidade de iniciar o ano letivo com um debate cada vez mais atual e necessário. “Temos a oportunidade de levar aos nossos alunos e também à comunidade de Sorocaba e Região um profissional de destaque no cenário internacional no campo dos Direitos Humanos, que trará suas experiências e vivências na Europa e nos Estados Unidos”, ressalta o Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Uniso, professor mestre Helton Santos.

Os organizadores esperam atrair estudantes e profissionais além do campo do Direito, uma vez que o tema também engloba aspectos de Ciências Sociais, Filosofia, Comunicação, Economia, entre outras áreas.

O evento é organizado pela equipe que representa o professor Vanja-Ivan Savic no Brasil em parceria com os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Sorocaba e a Acesso Livre Comunicação.

Serviço

Aula inaugural: “Liberdade Religiosa em tempos turbulentos sob a perspectiva Europeia e as tendências no Brasil”.

Local: Auditório do Bloco F, Uniso – Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi  (Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5)

Data: 27/01 às 9h

Inscrições

Acesso Livre Comunicação

Para participar, é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível que será doado para (incluir instituição – pode ser o fundo social de solidariedade de Sorocaba).

Sobre VANJA-IVAN SAVIC

Professor Dr. Vanja-Ivan Savic é advogado e acadêmico na Cidade de Zagreb, Croácia.  Graduado em direito com distinção (cum laude) pela Universidade de Zagreb – Faculdade de Direito.  Possui Mestrado em Ciências do Direito (direito societário e penal) e Doutorado em Teoria Legal e Direito Penal Econômico e Professor assistente da Faculdade de Direito de Zagreb. Em 2010 foi pesquisador internacional pela DePaul Universidade – Instituto de Direito de Chicago sobre Direitos Humanos. É especialista em Teoria Legal, Direito Comparativo; Teoria do Direito e Estado; Lei, Religião e Estado; Direito Penal Econômico e Direitos Humanos.  Sua atuação tem se concentrado no desenvolvimento de um sistema legal religioso em que envolve Lei, Religião e Estado no contexto Europeu. Participou pela Universidade Harvard da Conferência sobre Estudos sobre o Islamismo, e atualmente tem participado de diversas conferências e workshops nesta área e conectado com “mudanças, Estado, Religião e Política”. Também conduz workshops para o combate ao tráfico humano e, em conjunto com o Professor Richard Farkas, da DePaul Universidade, criou um blog acadêmico denominado ”Chicago Initiative for Bosnia”, dedicado para discussões sobre problemas legais religiosos, políticos e de etnias da Bosnia e Herzegovina. Atualmente é pesquisador convidado pelo Universidade de Adelaide sobre Lei e Religião; Professor convidado pela DePaul Universidade em Chicago e pesquisador convidado da Universidade de Viena com a plataforma “Religião e transformação em uma Sociedade Europeia Contemporânea”. Possui diversos artigos publicados e é co-editor do Livro “Law, Religion and Love: Seekin g Ecumenical Justice for the Other”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *